quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Eu não acredito em bruxas, mas...

Sempre que se aproxima o final de um ano e o inicio de um novo, a história é sempre a mesma... Ai e tal no ano novo é que é! Vou começar a tão adiada dieta, vou passar a praticar desporto, vou deixar de fumar, vou deixar de beber e blá, blá, blá e mi mi mi... fazem-se listas intermináveis de coisas que pretendemos fazer... coisas essas que vão passado de ano para ano e acabam quase sempre, na maioria das vezes, por nunca sair do papel. Por isso, nunca fui e nunca serei pessoa de fazer grandes planos e projectos... eu sei lá o que o dia de amanhã me espera! Assim como assim, vou criando expectativas e fazendo projectos à medida que as oportunidades forem surgindo no meu horizonte! Vou sonhando, mas sempre com os pés bem assentes no chão...

Mas se não faço projectos a longo prazo, que é como quem diz, para o ano novo,  o mesmo já não se pode dizer das famosas superstições, tradições, taras e manias (chamem-lhes o que quiserem) da passagem do ano. Aqui meus amig@s, sou fiel ao ditado "Eu não acredito em bruxas, mas..." pelo sim pelo não o melhor é não deixar que a coisa nos passe ao lado. Mal de certeza é que não faz, não é? E ainda por cima com  esta história da crise...ui!  Sim porque ao parece isto este ano está mau, mas para o ano é que é... para o ano é que vai doer... para o ano é que vai ser a Crise com letra grande... para o ano é que vai ser mau, mas mau a valer... (Pois sim tá bem! )
Assim como assim, e antes que o Bicho Crise Papão,   surja diante de mim com um pau para me espancar à grande e à francesa, vou seguir à risca algumas das tradições, para, segundo dizem, (porque eu não acredito nada nestas coisas), atrair a boa sorte, o dinheiro, e sei lá mais o quê, para o novo ano.

Ora no topo da lista está usar a famosa "cuequinha da sorte" que traduzindo por miúdos é a vulgar cuequinha azul. A tal que atrai dinheiro.  Mas aqui tenho uma dúvida... no Brasil, a cuequinha que atrai dinheiro, que é como quem diz, a "Cáucinha", é a de cor amarela... e depois eles têm uma cor para cada coisa que ambicionam:  Branco para atrair a paz, rosa para atrair o amor, vermelho para a paixão, verde para a esperança e a saúde, amarelo para o dinheiro e a riqueza e azul para a sabedoria. Não seria então melhor, usar 5 pares de cuecas umas em cima das outras? Ou então umas cuecas multi colorida? Assim atraiamos logo tudo de uma vez e não só uma única coisa... Eu sei que estou em Portugal e que em Portugal só usamos a "Cuequinha da Sorte", mas se a Grande Crise está aí a chegar, acho que não fazia mal nenhum adoptar algumas das superstições brasileiras... digo eu, que não percebo nada do assunto!

Outra coisa que nunca falta, é a bela da notinha dentro da carteira, ou então dentro do bolso. Ao que parece se passarmos a noite de ano novo com dinheiro no bolso, este nunca nos vai faltar ao longo do ano... excepto ali para o final de cada mês...

Ah... também subo sempre para cima de um banco ou de uma cadeira (Dizem que é para subir na vida) e faço um barulhão a bater com os tachos e as panelas, para ver se a má sorte e o mau olhado desamparam a loja.

Entre a "Cuequinha da Sorte", a notinha do bolso, o subir para um banco, o bater nos tachos e panelas, se tiver tempo, devoro 12 passas ao som das 12 badaladas e por cada uma peço um desejo. E é sempre o mesmo desejo para todas as passas. Sempre... e até hoje não me posso queixar!

2 comentários:

Anónimo disse...

*pés assentes (que é como quem diz apoiados, pousados!)

Prometo que é a última correcção do ano...

Votos de um Excelente 2011.

O Anónimo

taro disse...

que las há...